Combustível por Fernando Calmon, minha ressalva!
Embarquei de carona no editorial do jornalista Fernando Calmon, para aproveitar parte da sua coluna semanal Alta Roda. Segue.
“Esta semana duas medidas da área governamental passam a ter impacto sobre os motoristas brasileiros. A primeira já era esperada para fevereiro mesmo: aumento de teor de etanol na gasolina de 25% para 27% (proposta era de 27,5%, abandonada pela dificuldade na aferição nos postos). O problema principal é que o improviso continua, pois não se concluíram os testes com a gasolina premium. Assim até a Anfavea descambou para a improvisação ao recomendar que veículos com motor movidos apenas a gasolina utilizem a premium, por enquanto ainda com 25% de etanol.
Tal conselho nem deveria se cogitar porque, além do preço superior, simplesmente é difícil encontrar o produto premium nos postos mesmo nas grandes cidades (em médias e pequenas, praticamente inexiste). Donos de carros a gasolina mais antigos teriam de pagar preço ainda maior pelo combustível. Com os 27% de etanol o preço da gasolina será reduzido, inclusive para compensar um pequeno aumento de consumo da nova formulação? Até hoje o preço sobe quando o teor de etanol cai, mas quanto este teor aumenta o que se vê são distribuidoras e donos de postos “esquecendo” do pormenor.
Toda essa confusão começou em razão do grande erro de subsidiar o preço da gasolina, durante pelo menos cinco anos, sob desculpa torta de controle da inflação. Isso inviabilizou o etanol e abriu brecha para propostas paliativas como a atual, quase um ato de desespero dos produtores de combustível verde. Sem contar as distorções frente à gasolina padrão (22% de etanol) utilizada nos testes de emissões e de consumo de combustível.”
Ontem, argumentei com Calmon: – então com o aumento do preço da gasolina também subiu o preço do Etanol – nas bombas? E com proposta apresentada ao governo, o percentual de Álcool na gasolina pode passar de 25% para 27,5%. Então estaremos pagando por uma gasolina com preço aumentado, por mais Álcool?
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