Abeifa Defende a Estabilidade nas Políticas de Importação de Veículos Elétricos e Híbridos
Diante do recente pedido de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores – posiciona-se firmemente contra qualquer mudança nas regras atuais. A entidade defende a previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, destacando o respeito aos consumidores que têm direito ao acesso a tecnologias avançadas.
Políticas Protecionistas: Impactos Negativos no Brasil
A Abeifa argumenta que políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil. Nos anos 1990, a abertura do mercado interno para veículos importados foi crucial para o desenvolvimento do parque industrial nacional, que hoje conta com diversas fabricantes. Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, alerta sobre o grave retrocesso que o setor automotivo pode enfrentar com medidas protecionistas; “Nos encontramos na iminência de ter um grave retrocesso do setor automotivo brasileiro”. Segundo ele, barreiras alfandegárias artificiais são ineficazes a médio e longo prazo, prejudicando toda a cadeia automotiva e o Brasil como um todo. As importações, ao promoverem competitividade, incentivam as montadoras locais a melhorarem seus produtos e aumentarem as exportações.
Exclusão dos Veículos Elétricos no Incentivo Fiscal: Uma Decisão Desalinhada com as Tendências Globais
A Abeifa também se opõe à inclusão dos veículos elétricos no imposto seletivo da reforma tributária em tramitação, bem como à exclusão desses modelos da isenção do IPVA no Estado de São Paulo. Marcelo de Godoy destaca que os veículos elétricos são reconhecidos mundialmente como soluções chave para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ignorar essa categoria no incentivo fiscal demonstra falta de alinhamento com as tendências globais e compromissos ambientais do Brasil. Além disso, a exclusão do IPVA para veículos elétricos desestimula a adoção de tecnologias limpas, Essa decisão contraria os interesses dos consumidores que buscam alternativas mais sustentáveis e dos fabricantes que investem em inovação e sustentabilidade”, disse Godoy.
Desempenho de Vendas do Primeiro Semestre de 2024
As dez marcas associadas à Abeifa registraram, no último mês de junho, um aumento de 3,2% nas vendas em comparação a maio, totalizando 7.979 unidades licenciadas. Esse número representa um aumento significativo de 231,4% em relação a junho de 2023. No acumulado do primeiro semestre, a Abeifa registrou um crescimento de 223,9% nas vendas, com 45.766 unidades emplacadas, destacando-se os 41.417 veículos eletrificados, que representam 52,2% do mercado total de eletrificados.
Participação no Mercado
Em junho, a participação das associadas à Abeifa foi de 3,94% do mercado total de automóveis e comerciais leves. Somente as unidades importadas representaram 3,86% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades de produção nacional significaram um market share de 0,07%. No acumulado do semestre, as 45.766 unidades emplacadas representaram 4,25% do total do mercado interno brasileiro, que contabilizou 1.077.062 unidades.
Fernando Alves, Country Manager da Canadense BRP (Bombardier Recreational Products), presente no Brasil a mais de duas décadas com veículos do tipo quadriciclos e UTV´S Can-Am, vem intensificando a experiência recreacional off-road assim como no Agronegócio. O executivo estimou que a Marca em conjunto com duas outras associadas da Abeifa, CFMOTO e Polaris, comercializaram cerca de 15 a 20 mil unidades em 2023.