A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva lançou, hoje, o whitepaper “Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro”, documento elaborado pela Comissão Técnica de Tendências Tecnológicas, com a colaboração de outras sete comissões técnicas que envolveu 40 engenheiros automotivos e profissionais do setor, de montadoras, sistemistas, órgãos governamentais, entidades correlatas e academia, e demandou dois anos de estudos, pesquisas e debates.
Em meio à tendência internacional por veículos eletrificados, iniciada há pouco mais de 10 anos, Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, diagnostica a produção e a comercialização de veículos leves e pesados, levando-se em consideração os capítulos de matrizes energéticas disponíveis no País, emissões, eficiência energética, conectividade e segurança veicular.
“Esse documento histórico agora faz parte da longa trajetória de 36 anos da entidade à frente da condução das principais discussões técnicas do setor automotivo brasileiro. Uma contribuição inestimável”, anuncia Besaliel Botelho, presidente da AEA, para quem “o início da história do automóvel, há mais de um século, teve a eletrificação como protagonista. Mas logo vieram os motores à combustão interna, que se consolidaram. Na última década, porém, a eletrificação veicular voltou a tomar fôlego na Europa, Japão, Coreia, China e parte da América do Norte, a ponto de, em alguns países, daqui a 20 anos, ser decretado o fim dos veículos com motores â combustão”.
“Nesse cenário, como fica o Brasil?”, questiona Botelho, “que, aliás, já significou o quinto maior produtor de autoveículos e o quarto mercado interno do mundo. Este whitepaper parte do princípio de que, diferentemente do restante do planeta, o Brasil é muito rico em matrizes energéticas, em especial por biocombustíveis – etanol e diesel verde – e gás natural e, por ter dimensões continentais, precisa conhecer a realidade da capacidade de investimentos em infraestrutura se considerada somente a eletrificação veicular”.
Em entrevista coletiva realizada esta manhã Besaliel Botelho, presidente da AEA, anunciou mais um mandato à frente da entidade no biênio 2021/22, agora com Marcus Vinicius de Aguiar na vice-presidência.
Com o Rodomap em mãos, a prioridade é dar continuidade ao processo de resgate da engenharia nacional, seguir adiante com o Programa Rota 2030 e o aperfeiçoamento das legislações automotivas brasileiras.
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Jornalista MTB 19.208 por formação com pós-graduação em Comunicação Empresarial com ênfase em Marketing, pela Cásper Libero. Todos os textos, fotos e vídeos publicados em TMoto, a exceção dos assinados por terceiros, são de minha autoria, conteúdo com relevância. Sempre que reproduzidos devem ser acompanhados de créditos e fonte.
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