Amanhã Defesa do Motociclista em Brasília
Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar em Defesa do Motociclista
A CBM (Confederação Brasileira Motociclismo) convoca atletas, dirigentes e fãs do motociclismo para participar na próxima quarta-feira, 16, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Motociclista.
Essa é a hora de todos os envolvidos mostrarem a força que tem o esporte sobre duas rodas. O lançamento acontece no auditório da Câmara dos Deputados, Nereu Ramos, a partir das 15h.
A Frente Parlamentar é uma proposição do Deputado Federal, Ronaldo Fonseca, e contou com apoio das Federações de motociclismo e a CBM.
“Há um ano meio começamos a conversa para a implantação dessa Frente Parlamentar. Em Assembleia da CBM repassamos para todas Federações intermediarem junto aos parlamentares a coleta de assinaturas para conseguir o número necessário e agora se tornará uma realidade. É uma iniciativa muito boa”, conta o presidente da FMDF (Federação de Motociclismo do DF), Carlos Senise.
A Frente Parlamentar irá atuar no motociclismo como um todo, desde a relação do motociclista com o trânsito à prática esportiva. “Essa Frente Parlamentar será muito importante para alcançarmos vitórias para o motociclismo. Há tempo estamos conquistando representatividade política e agora teremos um canal direto para apresentarmos nossas necessidades, projetos e buscarmos apoio para o esporte. Será um grande passo. Esperamos que os que puderem, que compareçam à solenidade para mostrarmos a nossa força”, ressalta o presidente da CBM, Firmo Alves.
De acordo com o diretor de logística FMDF, Cláudio Ferrari, a Frente Parlamentar deve atuar no motociclismo como um todo. “A ideia é que esteja trabalhando em todos os sentidos. Cobrando cursos de defesa defensiva para diminuir o número de acidentes e também procurando investimentos na organização de eventos, para completar o ciclo”, declara.
Algumas propostas devem beneficiar o esporte, como por exemplo:
– Destinação de um % (percentual ) do valor das multas para às Federações de Motociclismo e automobilismo. Este recurso deverá ser destinado a programação de formação de condutores em cursos e track day´s nos autódromos.
– Criar um P&D ( Programa de desenvolvimento) junto aos fabricantes (Montadoras) para reinvestimentos no esporte a motor. Formação de pilotos, mecânicos e engenheiros.
– Uma ação conjunta de todos os atores do segmento de esporte a motor para campanhas de prevenção de acidentes de trânsito no Brasil, bem como a utilização dos equipamentos de segurança.
Todas as demandas apresentadas:
-Diminuição dos valores dos pedágios para Motos
-Redução dos valores cobrados nos estacionamentos
-Aumento de vagas públicas e privadas nos estacionamentos para motos
-Simplificação no processo de importação de motos de competição (carga de impostos)
-Fiscalização dos Detran´s na aplicação dos recursos arrecadados com multas
-Implementação de um percentual sobre as multas aplicadas na formação de cursos de pilotagem
-Maior participação das Federações e das entidades representativas dos motociclistas nos projetos de construções de rodovias e novos autódromos, mesmo nas reformas (Utilização de matérias de maior aderência para as motos, não colocação de matérias que colocam em riscos os motociclistas).
-Motociclistas pagam IPVA e Seguro DPVAT como os automóveis e deveriam ter assegurado o mínimo de condições em rodovias, pois uma mancha de óleo na pista para um carro tem um impacto e para moto é chão na certa.
-Todo novo projeto de rodovias, ruas, pistas, autódromos e estradas deveriam ter uma homologação (Certificação) de entidades que trabalham com motos ou que trabalham direta ou indiretamente com o motociclismo de um modo geral.
Esta frente parlamentar tem que colocar em prática os diversos trabalhos já apresentados para segurança do Motociclista e utilizar das informações já coletadas para a formulações de conscientização dos motoristas, ciclistas e pedestres sobre a participação dos motociclistas no trânsito.
Campanhas de conscientização dos motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas sobre a participação de cada um no trânsito.
Conscientização dos Motociclistas sobre o investimento em segurança (equipamentos de segurança > capacetes, luvas, botas, protetor de coluna e roupas adequadas {calça, jaqueta e/ou macacão} ).
Política de conscientização da sociedade que motociclista/motoqueiro não é bandido.
Política de conscientização dos profissionais que trabalham com motos para sensibilização da sociedade de que estes motociclistas/motoqueiros também são seres humanos, que estão trabalhando para o desenvolvimento do Brasil.
Amanhã Defesa do Motociclista em brasília
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