BMW Motorrad Inovação no Lazer e Esportes
A BMW Motorrad deu mais um passo em direção a uma construção leve e consistente e excelentes propriedades técnicas em motocicletas com um braço basculante traseiro igualmente produzido por meio de um processo industrial. O projeto MAI hiras + handle foi patrocinado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa como parte do cluster de ponta MAI Carbon. O objetivo deste empreendimento cooperativo, que reuniu sete parceiros da indústria e da pesquisa, foi desenvolver um processo que permitisse o uso rentável da produção em volume de materiais compósitos de fibra de carbono (CFP) em componentes estruturais sujeitos a altos níveis de estresse contínuo. No caso desta parte em particular,
O gerente de projetos Elmar Jäger explica o desenvolvimento do conceito da seguinte forma: “Optamos por componentes do chassi sob carga contínua, uma vez que os requisitos envolvidos são especialmente exigentes. Enquanto as partes do chassi do carro são ocultadas, o braço oscilante traseiro da motocicleta visível era ideal para o nosso projeto. Nossas técnicas de produção utilizam CFP na forma de fibras sem fim de alta resistência, onde isso é exigido pelo padrão de tensão, enquanto uma parte do molde de injeção com fibras curtas de reciclagem CFP é usada onde os níveis de estresse não são tão altos Desta forma, desenvolvemos um design econômico que pode ser dimensionado de acordo com os requisitos, inserindo fibras infinitas com diferentes níveis de resistência na mesma ferramenta, pontos que impressionaram o júri internacional.As percepções que obtivemos com este componente da motocicleta são igualmente valiosas do ponto de vista do desenvolvimento do carro e podem ser aplicadas de acordo. “
Joachim Starke explica o novo processo de produção e suas vantagens: “Além de alcançar benefícios de peso e reduzir significativamente os custos, também conseguimos desenvolver uma tecnologia que permite a configuração precisa das propriedades dos componentes usando uma variedade de pastilhas compostas e metálicas”. Essa escalabilidade significa que uma única ferramenta pode ser usada para produzir uma ampla gama de diferentes componentes em tempos de ciclo de menos de um minuto. A resistência máxima pode ser ajustada por meio de painéis CFP adicionais que podem ser unidos termoplasticamente. O projeto também envolveu testes bem sucedidos com robôs de soldagem. “Tudo isso impacta significativamente na eficiência de custos (custos dos componentes), bem como nas propriedades das peças (resistência e rigidez)”, acrescenta Starke.
“Com este exemplo do braço oscilante traseiro, o projeto permitiu à
BMW Motorrad assumir um papel pioneiro dentro da indústria de veículos motorizados. Os insights adquiriram consistentemente o BMW i3 como base para o uso do CFP na produção em série e incluem . aspectos interessantes em termos de desenvolvimento futuro de novas motocicletas e automóveis BMW.
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