05/04/2018

BMW Motorrad Inovação no Lazer e Esportes

Por DuMano - TMoto Magazine -

Em 7 de março de 2018, a BMW Motorrad recebeu o Prêmio de Inovação JEC 2018 na categoria Lazer e Esportes para o desenvolvimento e fabricação de um braço oscilante traseiro feito de fibra de carbono. A cerimônia de premiação foi realizada no JEC World em Paris Nord Villepinte. Como a pessoa na BMW com responsabilidade global pelo financiamento de projetos na área de fibras compostas leves, o Dr. Joachim Starke estava lá para receber o prêmio em nome da equipe como um todo.

P90298908_highRes_bmw-motorrad-projectO BMW Group utiliza uma construção leve em automóveis e motocicletas, aplicando uma combinação inteligente de diferentes materiais, incluindo fibra de carbono, como um elemento particularmente importante. O exemplo mais recente da BMW Motorrad foi o HP4 RACE, em que todo o quadro principal era feito de plástico reforçado com fibra de carbono, produzido por meio de um processo RTM industrial. Em 2017, a estrutura de fibra de carbono da HP4 RACE abriu um novo capítulo na construção de chassis de motocicleta, combinando ótimas qualidades técnicas, qualidade de fabricação uniforme e eficiência de custo pela primeira vez.

A BMW Motorrad deu mais um passo em direção a uma construção leve e consistente e excelentes propriedades técnicas em motocicletas com um braço basculante traseiro igualmente produzido por meio de um processo industrial. O projeto MAI hiras + handle foi patrocinado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa como parte do cluster de ponta MAI Carbon. O objetivo deste empreendimento cooperativo, que reuniu sete parceiros da indústria e da pesquisa, foi desenvolver um processo que permitisse o uso rentável da produção em volume de materiais compósitos de fibra de carbono (CFP) em componentes estruturais sujeitos a altos níveis de estresse contínuo. No caso desta parte em particular,

O gerente de projetos Elmar Jäger explica o desenvolvimento do conceito da seguinte forma: “Optamos por componentes do chassi sob carga contínua, uma vez que os requisitos envolvidos são especialmente exigentes. Enquanto as partes do chassi do carro são ocultadas, o braço oscilante traseiro da motocicleta visível era ideal para o nosso projeto. Nossas técnicas de produção utilizam CFP na forma de fibras sem fim de alta resistência, onde isso é exigido pelo padrão de tensão, enquanto uma parte do molde de injeção com fibras curtas de reciclagem CFP é usada onde os níveis de estresse não são tão altos Desta forma, desenvolvemos um design econômico que pode ser dimensionado de acordo com os requisitos, inserindo fibras infinitas com diferentes níveis de resistência na mesma ferramenta, pontos que impressionaram o júri internacional.As percepções que obtivemos com este componente da motocicleta são igualmente valiosas do ponto de vista do desenvolvimento do carro e podem ser aplicadas de acordo. “

Joachim Starke explica o novo processo de produção e suas vantagens: “Além de alcançar benefícios de peso e reduzir significativamente os custos, também conseguimos desenvolver uma tecnologia que permite a configuração precisa das propriedades dos componentes usando uma variedade de pastilhas compostas e metálicas”. Essa escalabilidade significa que uma única ferramenta pode ser usada para produzir uma ampla gama de diferentes componentes em tempos de ciclo de menos de um minuto. A resistência máxima pode ser ajustada por meio de painéis CFP adicionais que podem ser unidos termoplasticamente. O projeto também envolveu testes bem sucedidos com robôs de soldagem. “Tudo isso impacta significativamente na eficiência de custos (custos dos componentes), bem como nas propriedades das peças (resistência e rigidez)”, acrescenta Starke.

“Com este exemplo do braço oscilante traseiro, o projeto permitiu à
BMW Motorrad assumir um papel pioneiro dentro da indústria de veículos motorizados. Os insights adquiriram consistentemente o BMW i3 como base para o uso do CFP na produção em série e incluem . aspectos interessantes em termos de desenvolvimento futuro de novas motocicletas e automóveis BMW.

Estabelecido em 1996, o Grupo JEC é a organização especialista líder mundial no desenvolvimento, fabricação e processamento de materiais compostos. O JEC Innovation Award é conferido por um júri de especialistas internacionais e vai para 30 empresas em dez categorias.

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