23/12/2014

Honda dá dicas nas férias de moto

Por DuMano - TMoto Magazine -

BBB_2832b (Small)

Medidas simples garantem a segurança de todos os envolvidos no trânsito

Final do ano chegou e é hora de pegar estrada para aproveitar as festas e recarregar as energias. Além da escolha do destino, a preparação para as férias também inclui a revisão do veículo para um bom desempenho no trânsito.

O primeiro passo é conferir se a tabela de manutenção preventiva do manual do proprietário foi cumprida à risca. No livreto, o cliente encontrará as quilometragens indicadas para a revisão dos itens que asseguram o bom funcionamento, economia de combustível e as condições adequadas do veículo. Sistema de freios, direção, motorização, iluminação, arrefecimento, ventilação, desgaste dos pneus, alinhamento e balanceamento são algumas das verificações periódicas obrigatórias.

Antes de pegar estrada, verifique também se existem postos de abastecimento e restaurantes no seu trajeto. Ao parar para abastecer, cheque o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus sempre que possível. Lembrando que os pneus devem ser calibrados ainda frios. Por isso, a sugestão é parar no posto mais próximo da sua casa e não após rodagens longas. É recomendável ainda que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os desconfortos da fadiga.

Se a motocicleta for o veículo escolhido para a viagem de férias, já prepare os equipamentos de segurança: capacete, calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro, calçados fechados e luvas. O capacete precisa estar dentro do prazo de validade e ser ajustado de forma que fique confortável para o motociclista. A viseira é outra peça que exige atenção, pois precisa estar sempre limpa e sem riscos para não prejudicar a pilotagem em dias chuvosos e à noite. Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente no período noturno.

A calibragem dos pneus deve ser checada antes de seguir viagem. Com garupa, em alguns casos, o pneu traseiro pode receber pressão maior para compensar o peso extra. Se a estrada for de terra, é importante lavar e lubrificar o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da motocicleta.

O sistema de freios é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para avaliá-lo.

 Não deixe de confirmar o bom funcionamento de todas as luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer falha nesses itens pode afetar a sua segurança, além de ser considerada infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e passível de multa.

 E lembre-se: na programação da viagem, deixe de lado a pressa e aprecie o trajeto. Compensar atrasos, jamais. As motocicletas sofrem influência das correntes de ar, das instabilidades do piso e de manobras inesperadas de outros veículos. Redobre a atenção e desfrute da liberdade sobre duas rodas.

Fonte: S2Publicom/Honda