20/02/2019

Nova Honda Goldwing deve ser a primeira a usar câmeras de segurança ativa

Por DuMano - TMoto Magazine -

O ano passado na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center a Honda Brasil apresentou o Accord com o sistema de segurança Sensing Honda, que tem várias medidas para prevenir acidentes.

Volante do novo Accord com comandos multifuncionais incluindo do Sensing Honda.

Já a algum tempo as marcas de carros trabalham em sistemas de segurança ativos – a exemplo da Volvo, muitos dos quais são aplicados em automóveis, o que acaba tendo como decorrência o downsize e adequação às motocicletas e motociclos. Nesse processo os carros também inversamente se beneficiam com as novas micro tecnologias.

Desenvolvimentos Ducati-Audi de sistemas combinados. Foto: Lukas Barth.

Ou ainda, sistemas que integram carros e motos, como o atualmente desenvolvido pela Ducati ou Bosch, alguns trazem outras informações integradas de pontos de passagem pelas vias interligadas, por exemplo, com o sistema viário na coordenação na abertura e fechamento de semáforos.

A informação que circula pela internet diz respeito à nova Honda Goldwing, que passaria a contar com o sistema Sensing Honda, versão do utilizado no atual Honda Accord, comercializado no Brasil,  que integra; o aviso de colisão, frenagem de emergência na cidade, leitura de sinais, aviso de ponto cego, aviso involuntário de mudança de faixa e aviso de tráfego cruzado.

Essas medidas, juntamente com outras, como manutenção ativa de pista, controle de cruzeiro adaptativo ou limitador de velocidade inteligente, tornaram-se padrão na atual geração do Honda Accord. O sistema funciona com um radar frontal, localizada na parte inferior do para-choque e duas câmeras localizadas na altura do espelho central.

Estas duas câmeras na Goldwing, assim como no Accord, agem como nossos olhos, ou seja, a separação pode criar uma vista dimensional com que calcula distâncias e gera avisos de colisão dependendo das velocidades relativas, como bem como servindo como detecção de linhas da pista ou ver sinais de trânsito.

Duas câmeras semelhantes apareceram montadas na dianteira como parte de uma patente registrada pela Honda. Neste caso, em uma Honda VFR1200F, outra candidata a melhoria.

Câmeras Honda Sensing

As duas câmeras localizadas na frente permitiriam o acesso a um número infinito de funções de segurança ativas: sinais de leitura avisam de faixa não intencional ou aviso de pré-colisão, com frenagem automática. Sabe-se que a Harley-Davidson está trabalhando em um sistema semelhante, para reduzir a velocidade de impacto, o freio no caso de uma colisão são automaticamente.

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