Presença feminina no universo das motos aumenta quase 80% na última década no Paraná
No Paraná, de 2012 para cá, houve um salto de 78,4% no número de mulheres com habilitação na categoria A, destinada para pilotar motos. O estado fechou 2022 com 703 mil motociclistas femininas – há dez anos eram cerca de 400 mil. Já no Brasil, o contingente subiu 93%, aumentando de 4,6 milhões para 8,9 milhões, segundo dados repassados pela Abraciclo – associação que reúne os fabricantes de motocicletas no país.
Na Honda Blokton, maior rede de concessionárias do Paraná, esse movimento é bem perceptível. Nos últimos dois anos o crescimento chegou a 23%. Atualmente, 45% das vendas de motos pelo grupo têm as mulheres como compradoras.
A vendedora Cristiane Felippi faz parte desse número. A pilota de 39 anos adquiriu recentemente uma Honda SH 150i na unidade Marechal da Blokton e conta que utiliza a moto somente para o lazer, assim como fazia com a Biz, sua scooter anterior.
“Gosto de motos desde pequena. Aprendi a pilotar muito nova e hoje é um hobby para mim. Minha dica é: se você gosta de liberdade, compre uma moto”, aconselha a curitibana.
A gerente da loja onde Cristiane comprou sua nova moto é Leise Braga e ambas têm um papel importante no segmento duas rodas: ajudam a fortalecer a presença cada vez maior das mulheres no mundo das motocicletas, seja como consumidoras ou colaboradoras.
A rede de concessionárias tem histórico de valorização da presença e da força feminina num mundo onde ainda hoje o predomínio é de homens. O diretor-geral da rede formada por 21 lojas, Marcello Marcondes de Macedo, ressalta que “o quadro de colaboradores da Blokton é quase 50% feminino, com vários cargos de gestão ocupados por mulheres”.
Quando se trata de consumo, Marcello complementa que as mulheres são um nicho com gostos específicos. “As motociclistas já há alguns anos estão consolidadas como um segmento muito importante para a Blokton, o que nos fez desenvolver uma linha de acessórios exclusivos”, conta.
Moto como meio de transporte
A procura feminina pela motocicleta tem como principal objetivo a locomoção no dia a dia, que depois vira opção de lazer nos fins de semana, de acordo com a gerente da unidade Marechal.
A gerente diz que o modal é usado por elas para ir e vir do trabalho ou da faculdade, ou seja, querem se virar sozinha sem depender da carona do marido ou namorado.
“O volume de clientes mulheres tem aumentado bastante. Elas estão super empoderadas, independentes e encarando numa boa essa aventura de pilotar em duas rodas. A mulher encontrou na motocicleta uma aliada para economia de tempo e menor gasto com combustível, além da liberdade em se locomover pela cidade”, comenta Leise.
Entre os modelos mais desejados estão os de baixa cilindrada, como CG 160, Biz e PCX, além da CB 300 Twister, de média cilindrada. A maioria das clientes Blokton, por exemplo, está numa faixa etária entre 35 e 40 anos.
Mais cuidadosas na compra e na revisão
A crescente participação em um universo dominado pelo público masculino vem acompanhada de uma maior preocupação delas no momento de comprar e cuidar da motocicleta.
Leise Braga explica que as mulheres são mais detalhistas do que os homens na hora da aquisição. Querem saber sobre consumo, valor de parcela que cabe no bolso, acessórios que a motocicleta possui, capacete mais adequado, entre outros aspectos.
“Elas já pensam em comprar um modelo que vá atender bem as necessidades. E também têm um cuidado maior em manter a motocicleta em bom estado de uso e conservação do que o homem. Perdem menos prazo de revisão e estão mais atentas às trocas de óleo”, revela a gerente.
Valorização feminina
Outro indicativo de que o lugar de mulher também é vivenciando o mundo das duas rodas está no fato delas ocuparem posições estratégicas dentro uma concessionária do segmento. A Blokton valoriza e confia cargos de gestão e de coordenação à chefia feminina.
“Na Blokton, conseguimos realizar nosso trabalho e nos sentimos sempre respeitadas e valorizadas. Por isso muitas mulheres ocupam cargos de gestão”, observa Fabiana Magalhães, coordenadora de Pós-Venda da filial de Paranavaí e com 20 anos “de casa”.
Para Munik Maia, gerente de Administração de Vendas e também com duas décadas de BLK, é um orgulho fazer parte de uma empresa com forte representação feminina nas funções administrativas. “É muito bacana ver que a Blokton incentiva e capacita cada vez mais mulheres para assumir posições de liderança, reforçando que valoriza a nossa competência, a diversidade e igualdade de oportunidades”, salienta.
Republicou isso em DuManoMarcel PRdigital Intentional Learninge comentado:
As motociclistas são metade das compradoras de motos na maior rede de concessionárias do Paraná.
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