Yamaha MOTIV é um conceito de carro pronto para às ruas
http://youtu.be/OK-4LVqpueo (video)
A parceria e troca de tecnologias entre as fabricantes de carros e motocicletas é uma realidade Mundial. Vide os projetos desenvolvidos entre Audi e Ducati, BMW e BMW Motorrad, Yamaha e Toyota, enfim, de marcas de automóveis que vem adquirindo fabricantes de motocicletas para avançar nessa direção. Também não é nova a tendência em se utilizar motores de motocicletas em carros, a Yamaha tem presença em categorias de competição, desde o lançamento da FZR 1000 e FJR 1300 – notadamente com a adoção do câmbio semiautomático, há alguns anos.
Nesse sentido a Yamaha Motor apresenta no Tókio Motor Show 2013, Japão, seu protótipo de um carro com base em seu conceito global: a integração homem máquina.
A ideia do veículo é fruto das pesquisas e desenvolvimento para um veículo de uso pessoal para áreas urbanas, quando se buscava por um “híbrido” multi-rodas fiel ao apelo original de uma motocicleta.
O Yamaha MOTIV traz um chassi de alta resistência, suspensão independente nas quatro rodas, motor traseiro três cilindros, DOHC, quatro tempos a gasolina de 1000 cm3, câmbio automático e uma carroceria aerodinâmica. O protótipo, de acordo com a montadora, oferece uma nova experiência em condução semelhante a das motocicletas.
O quadro emprega a combinação de secções em aço e materiais compostos, e demonstra as possibilidades em se atingir elevados níveis de maneabilidade, estabilidade e segurança.
O quadro foi projetado de acordo com o conceito iStream – projeto de autoria da Gordon Murray Limited que leva em consideração as últimas tecnologias e segurança, o mesmo principio utilizado no desenvolvimento dos carros de Fórmula 1, além de apresentar adaptabilidade de ser modificado para acomodar vários tipos de “carroceria” e motores elétricos, a combustão ou híbridos.
Dimensões: 2,690 mm × 1,470 mm × 1,480 mm
Propulsor: EV system, 3 cilindros de 1000 cm3 a gasolina
Peso: 730 kg
Capacidade: 2 passageiros
Não é de hoje que a Yamaha Motor ensaia um modelo de carro, em 1967 criou o modelo 2000 GT em parceria com a Toyota, protótipo que conquistou vários recordes em sua época. Desde então em paralelo ao negócio de motocicletas, a Yamaha vem desenvolvendo componentes e motores há décadas com várias montadoras, em especial com a Toyota – montadora com a qual realizou uma troca de ações das companhias, cabendo 1% de participação da marca dos três diapasões da Toyota, e 10% da Yamaha à Toyota.
Em 2005, por exemplo, desenvolveu um propulsor diesel V8 de última tecnologia para a época – o de maior desempenho, compacto, leve e econômico, para o SUV XC90 da Volvo, com quem mantém longa parceria com a Yamaha Náutica.
Com o know how da Yamaha no desenvolvimento das bicicletas PAS – desde a década de 70, e o crescente investimento em propulsores híbridos, elétricos e “recuperação de energia” da Marca, não deve estar longe a apresentação de um carro Yamaha que reúna todas essas tecnologias. Mesmo que produzido por uma marca de carros.