08/06/2015

Anfamoto e Abraciclo apoiam o Movimento Maio Amarelo

Por DuMano - TMoto Magazine -

CapturarChamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil, visando em dar visibilidade ao tema segurança viária, e assim, mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para a sua discussão, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

Em 2015 a ação já conta com mais de 500 apoiadores e será realizada em 18 países de todos os continentes. No Brasil, a maioria dos apoiadores são dos setores especializados, relacionados aos veículos de quatro rodas.Logo Maio Amarelo (4)

Agora, instituições do segmento das duas rodas também aderem ao movimento. A Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças – Anfamoto, apoia pelo segundo ano consecutivo o Movimento Maio Amarelo, iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária em defesa da segurança no trânsito.

A Anfamoto reconhece a importância de ações preventivas para garantir a segurança de condutores e pedestres no trânsito das cidades. No caso dos condutores de motocicletas, segurança é um assunto sempre em pauta. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de internações após acidentes com motos cresceu 115% nos últimos anos.

Orlando Cesar Leone, presidente Anfamoto

Orlando Cesar Leone, presidente Anfamoto

Orlando Leone, presidente da associação, destacou a preocupação com a segurança. “Toda e qualquer ação que vise a estancar essa escalada no número de vítimas terá o apoio da Anfamoto. Nosso objetivo é garantir a segurança dos motociclistas, investindo sempre na inovação de equipamentos de segurança e em veículos mais seguros”.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, anunciou o seu apoio com a realização de duas ações este ano. A primeira acontece em São Bernardo do Campo, SP, com palestras aos alunos do ensino médio, com o intuito de promover a conscientização dos motociclistas e ciclistas, ensinando técnicas de condução segura. As apresentações, ministradas por Wilson Yasuda, consultor de segurança, que propõe um diálogo mais próximo com os futuros condutores.

3 - Abraciclo e MaioAmarelo

“Parte do problema é o da formação dos condutores, por essa razão, estamos expandindo o projeto para o interior, com foco também nos ciclistas, pedestres, e futuros condutores”, declarou  Yasuda.

A segunda ação será a realização entre os dias 05 e 07 de agosto, com o MotoCheck-Up, a Teresina, no Piauí, localidade que registra hoje um alto índice de acidentes e irregularidades quanto ao uso de veículos de duas rodas, como a não utilização de equipamentos de segurança e até a falta do porte da carteira de habilitação.

Em conjunto com o MotoCheck-Up a entidade irá promover mini palestras sobre Segurança no Trânsito nas escolas públicas piauienses.

Piloto de 18 anos é Maio Amarelo

Piloto Rodrigo Baptista

Piloto Rodrigo Baptista

Além de ser o mais jovem piloto da Copa Petrobras de Marcas, Rodrigo Baptista (HT Pro Nutrition), 18 anos de idade, seis meses de carteira de habilitação e cinco meses de experiência em corridas de carro é o primeiro piloto em 2015 a apoiar o Movimento.

“Quero ser condutor de informações e orientações simples para a conscientização de cada cidadão, seja motorista, ciclista, motociclista, ou pedestre, enfim, as pessoas em geral, para que adotem comportamento mais seguro e responsável, ampliando a segurança nas ruas e estradas”, e concluiu. “Eu também quero lutar por um trânsito mais seguro”.

Saiba mais: http://maioamarelo.com/

Cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.