Primeiro Clichê TMoto/DuMano
Primeiro Clichê TMoto/DuMano

A Honda leva ao CES 2019, Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas, o seu mais recente veículo autônomo, um robusto ATV construído para uso em condições extremas e, potencialmente, até mesmo nas linhas de frente de desastres de grande escala.

 O veículo, chamado de “Veículo de Trabalho Autônomo da Honda”, é inspirado no veículo todo-o-terreno existente da empresa japonesa, mas vem equipado com um sistema de transmissão mais robusto e uma variedade de sensores para ajudá-lo a manobrar nas condições mais difíceis.



Este DARPA Robotics Challenge foi apresentado pela Polaris em maio de 2005 para estimular o desenvolvimento de tecnologia robótica que pode ajudar os humanos a responder melhor a desastres futuros. 

A norte-americana Polaris comercializa ATV, All Terrian Vehicle, de trabalho com diversos tipos de utilidades, serviços e acessórios, como: equipamento de solda, compressor de alta pressão, limpadores de neve,  e etc. Tem parceria com a Neya System, uma desenvolvedora líder de tecnologias avançadas de sistemas não tripulados nos Estados Unidos. 
A Neya trabalha com clientes de defesa, segurança nacional e comercial para oferecer soluções inovadoras para alguns dos problemas mais difíceis relacionados à autonomia, visão computacional e desenvolvimento e implantação de sistemas gerais não-tripulados.

A Polaris comercializa atualmente o autonomous ATV MRZR X, exclusivamente para as Forças armadas dos Estados Unidos. O editor.

A avançada plataforma multimídia MRZR X foi selecionado pelo Exército dos EUA como um dos sistemas robóticos usados ??pelas equipes de combate da brigada de infantaria para a testes em 2019.

O Veículo de Trabalho Autônomo (AWV) da Honda foi exibido como um conceito na edição do ano passado da CES, A Honda usou os últimos 12 meses para testar o AWV em três configurações distintas do mundo real. Cada um tinha suas próprias tarefas e desafios, o que ajudou a testar os recursos mais avançados do AWV, especialmente seus três modos de drive programáveis: “Ato B”, “Follow Me” e “Pattern”.

Esses modos foram atendidos nos três ambientes em que a Honda colocou o AWV para funcionar. Os cenários incluíam uma faculdade de agricultura e meio ambiente na Califórnia, uma empresa de energia solar na Carolina do Norte e uma operação de resgate de incêndios florestais no Colorado.

O tamanho compacto e o recurso de tração nas quatro rodas do AWV, além de um alto grau de personalização de montagem fornecido por um sistema de montagem de acessórios para trilhos, permitiram que a montadora automotiva da Honda lidasse com esses diferentes papéis.

Na Carolina do Norte, ajudou alimpar a folhagem em torno de painéis solares usando o modo “Padrão”, que puxava um cortador de grama atrás dele. Isso reduziu a necessidade de trabalho humano – para não mencionar algumas ovelhas trabalhadoras e famintas,segundo a Honda – para ajudar a manter a vegetação sob controle.

No Colorado, o AWV diminuiu a carga de trabalho dos bombeiros ao empregar o modo de unidade “Siga-me”. Isso permitiu que os bombeiros atravessassem o terreno acidentado, enquanto o AWV seguia seus passos e transportava a maior parte dos equipamentos pesados, como tanques de água e motosserras.

Por fim, o modo “A to B” que auxiliou a Honda AWV a se adaptar ao trabalho na faculdade de agricultura na Califórnia, onde rapidamente transportou colheitas, diretamente do campo, para as áreas de embalagem. Também foi equipado com um sistema de pulverização, para aplicar pesticidas sem qualquer intervenção humana.


A Honda está a procura de parceiros adicionais para desenvolver a tecnologia e implementos ou acessórios que expandirão os usos potenciais para o Veículo de Trabalho Autônomo”,disse Pete Wendt, Sênior de Planejamento Avançado de Produto da Honda R & D Americas.

Este ano, na CES, a Honda está procurando parceiros adicionais para ajudar a tornar sua tecnologia de autodireção ainda mais adaptável a uma variedade maior de configurações e situações.