BAUME & MERCIER e INDIAN MOTORCYCLE
Em agosto de 2017, a Baume & Mercier anunciou uma parceria com a Indian®, a primeira empresa fabricante de motocicletas da América. Nesta rara colaboração, as duas marcas captaram o espírito icônico e o traduziram em uma série de três relógios exclusivos: Clifton Club Burt Munro Tribute e os relógios Clifton Club Indian® Legend Edição Limitada. Esses modelos de relógio celebram a herança lendária, o fino trabalho artístico, o puro espírito do motociclismo e dão início a esta parceria de estilo de vida. Agora disponível no Brasil.
“Compartilhar momentos especiais, viver uma variedade de experiências, estar alegre com uma paixão duradoura que faz levar nossos limites para além do convencional é o que enriquece nossas vidas. Para a Baume & Mercier, o tempo é muito mais do que uma sequência de segundos, minutos e horas. Ele é marcado por raros momentos que contam.
Esses três excepcionais relógios Edição Limitada, impregnados com o espírito da Indian, traduzem essa ideia de liberdade, aventura, tenacidade e pensamento visionário.”
– Alain Zimmermann, CEO da Baume & Mercier
O espírito da Indian Motorcycle® – O NASCIMENTO DE UMA LENDA
A Indian Motorcycle nasceu em 1901, um momento em que a única outra forma de se locomover era a cavalo ou de bicicleta. No seu coração, a Indian Motorcycle® é uma história de dois fundadores, o empresário George Hendee e o renomado engenheiro Oscar Hedstrom, trabalhando juntos para tornar o mundo um lugar melhor e mais fácil de explorar. É por isso que hoje a Indian Motorcycle® incentiva todos os que possuem uma de suas motocicletas a “viver histórias que valem a pena serem contadas”.
George Hendee já era bem-sucedido na venda de bicicletas e, na virada do século, as bicicletas que ele construiu para exportação tinham a marca “American Indian”, um nome escolhido para incorporar liberdade e aventura e algo espiritual, assim como os índios nativos americanos.
“Contar histórias tem sido uma parte importante da Indian desde a sua fundação em 1901. O que Hendee e Hedstrom fizeram ao deixarem as bicicletas e partirem para as motocicletas é uma história incrível. Hoje, continuamos a contar essa história dentre outras a respeito de pilotos famosos que tiveram uma motocicleta Indian nos últimos 116 anos. Eu realmente acredito que nossa herança e as histórias sobre o que os motociclistas realizaram no passado ajudam a Indian a ganhar impulso e a conquistar um novo grupo de admiradores que desejam viver e criar suas próprias histórias.”
– Steve Menneto, Presidente de Motocicletas da Polaris Industries Inc.
À medida que a reputação de Oscar crescia na comunidade do ciclismo, ele experimentou acoplar um motor no quadro das bicicletas, criando a primeira bicicleta pacer. Isso chamou a atenção de George Hendee nas corridas de ciclismo que se aproximou de Hedstrom no outono de 1900, perguntando se ele estaria interessado em projetar uma bicicleta motorizada que poderia ser vendida ao público.
UM ESPÍRITO PIONEIRO
Então, a era dos motociclos começou, através da montagem dos primeiros motores a gasolina no quadro das bicicletas que já existiam. Os pilotos que viram a velocidade desses engenhos começaram a pedir a Hedstrom que construísse para eles uma bicicleta motorizada. Em 24 de maio de 1901, um primeiro protótipo estava pronto para ser mostrado aos potenciais investidores. A Indian Motorcycle®, a primeira empresa fabricante de motocicletas da América tinha sido criada.
Desde o início, ficou claro que a Indian iria competir e estabelecer recordes. Ambos os fundadores compartilhavam o amor pela competição das corridas de bicicleta.
Em dois anos, por volta de 1903, a Indian tinha ganhado reputação por sua confiabilidade na rua e nas competições. Mas foi o motor V2 introduzido em 1907 que realmente colocou a Indian na dianteira da competição. Até então, os motores tinham apenas um único cilindro, mas com dois cilindros, ambos trabalhando na mesma manivela, significava que eles tinham mais potência e mais velocidade.
Em 1911, dos circuitos em tábuas de madeira aos circuitos com pista de terra até ganhar no circuito de alta velocidade do TT da Ilha de Man, a Indian dominou as corridas ao redor do mundo, estabelecendo 121 recordes reconhecidos. Esse mesmo espírito de ir mais rápido, fazer melhor e melhorar continuamente ainda existe na fábrica da Indian hoje.
Assim como a Indian nasceu da parceria de dois homens visionários, a Baume & Mercier também nasceu da parceria dos irmãos Louis-Victor e Célestin Baume, que abriram uma loja de relógios em Les Bois, uma aldeia no cantão de Jura, na Suíça. Na década de 1900, a empresa tinha uma reputação internacional estabelecida e seus relógios estabeleceram recordes de precisão e ganharam várias competições de cronometragem.
O nascimento das lendas da Indian – UM DEVOTO DO DEUS DA VELOCIDADE
Espírito é algo que a Indian tem demonstrado em todos os seus esforços no motociclismo. De todas as conquistas da Indian, é o espírito e a lenda de Burt Munro que se tornaram uma parte do tecido não apenas da cultura da Indian, mas da cultura do motociclismo em geral.
“Você vive mais por cinco minutos em alta velocidade em uma moto do que outras pessoas conseguem viver em toda a vida delas.”
– Burt Munro
Burt Munro foi um personagem surpreendente que dedicou sua vida ao motociclismo. Seu interesse em velocidade começou ainda cedo. Enquanto trabalhava na construção, ele se tornou um piloto amador de speedway e continuou a competir com motocicletas, chegando ao topo do mundo das corridas na Nova Zelândia. Em 1920, ele teve a oportunidade de comprar uma Indian Scout 1920, mas a moto só era capaz de fazer 88 km/h… não o suficiente para um devoto da velocidade como Burt. Ele começou um projeto para tornar sua motocicleta mais rápida e passou 55 anos modificando-a em seu galpão.
A INDIAN MAIS RÁPIDA DO MUNDO
“É o esforço e a concentração que fazem a vida valer a pena.”
– Burt Munro
Burt voou para o Bonneville Salt Flats dez vezes. Sua primeira visita foi uma viagem de turismo para ver o que era tudo aquilo e durante as outras nove visitas, ele estabeleceu três recordes de velocidade. Burt estabeleceu seu primeiro recorde em 1962, um recorde da classe 883 cc de 288 km/h com o motor Scout calibrado para 850 cc (centímetros cúbicos). Quatro anos depois, em 1966, a capacidade do motor tinha sido calibrada para 920 cc e ele estabeleceu um recorde da classe 1000 cc de 270,476 km/h. No ano seguinte, 1967, depois de calibrar o motor com mais 30 cc para torná-lo um motor de 950 cc, ele estabeleceu o recorde da classe 1000 cc de 296,11 km/h. A lista oficial foi, portanto, corrigida 47 anos depois, estabelecendo o recorde que ainda continua vigorando. No entanto, ele foi mais rápido na qualificação, com uma corrida numa única direção de 305,89 km/h. Burt se qualificou uma vez a mais de 320 km/h, mas essa foi uma corrida não oficial e não foi levada em conta.
Sua história inspirou várias gerações de motociclistas, imortalizada no filme de 2006 chamado “The World’s Fastest Indian”, estrelado por Anthony Hopkins. Uma história com a qual todos podem sonhar. A carenagem aerodinâmica vermelha que envolvia sua Scout, chamada de streamliner, tinha o número da sorte 35 nas cores preta e amarela, e isso é hoje reconhecido instantaneamente como um ícone do espírito de dinamismo que Burt demonstrou ao fazer seus sonhos se tornarem realidade e ao criar momentos lendários.
Em homenagem a este 50º aniversário, a Baume & Mercier projetou um relógio exclusivo. Este relógio oficial da Indian Motorcycle pode ser usado com orgulho para lembrar que qualquer coisa é possível com bastante coragem e determinação e traduz a paixão duradoura, um valor transmitido pela Baume & Mercier desde sempre.
CLIFTON CLUB INDIAN® BURT MUNRO TRIBUTE – RELÓGIO 1967 EDIÇÃO LIMITADA
Este relógio automático edição limitada apresenta uma série de detalhes especiais projetados para comemorar a extraordinária conquista de Burt Munro.
O número da sorte de Munro, 35, fica imediatamente aparente no segundo contador às 9 horas destacado por uma linha horizontal preta, lembrando uma das características visíveis da carenagem. O mostrador em si é da cor prata com acabamentos jateados com a intenção de imitar a superfície do Bonneville Salt Flats, onde o recorde foi estabelecido. O contrapeso do ponteiro dos segundos é imediatamente reconhecido com o “I” da Indian. A caixa de aço inoxidável polido de 44 mm possui um taquímetro no bisel, com registro de velocidade, 296 km/h, destacado nele. A cor “Indian Red” da pulseira de pele de bezerro evoca a tonalidade escura do vermelhão que se identifica com a Indian Motorcycle® e a cor do Munro Special.
Na parte de trás da caixa, que aloja o movimento automático Valjoux 7750, está gravado o famoso cocar indígena do logotipo da Indian Motorcycle Company, bem como o número da edição limitada: “one out of 1967”.
Projetando as lendas da Indian
Desde o início, o Diretor de Design da Baume & Mercier, Alexandre Peraldi, trabalhou em estreita colaboração com a equipe de Design Industrial da Indian, com sede em Minnesota, EUA. O objetivo da parceria era capturar o DNA da Indian de uma maneira refinada e não óbvia.
Dessa forma, a Baume & Mercier está muito feliz em oferecer três extraordinários relógios na coleção Clifton Club Indian. Os dois primeiros relógios são chamados de “Indian Legend”, um deles inspirado pela pintura emblemática do modelo leve Indian Scout® e o outro, refletindo o design do modelo mais robusto Chief, com um motor V2 Indian ThunderStroke 111. Cada um foi limitado a 1.901 peças, representando o ano de 1901 quando a Indian foi fundada.
O terceiro relógio é o relógio Burt Munro produzido em apenas 1.967 peças para lembrar o ano do recorde de velocidade de Bonneville.
CLIFTON CLUB INDIAN® LEGEND TRIBUTE, SCOUT® EDIÇÃO LIMITADA
Alojado dentro de uma caixa de aço inoxidável polido e acabamento acetinado de 44 mm, com detalhes em ADLC e operando a uma frequência de 28.800 vph, o Clifton Club Indian® Legend Tribute, Scout Edição Limitada possui um movimento automático (Valjoux 7750) que oferece uma reserva de energia de 48 horas.
Os indicadores rebitados, bem como os ponteiros de horas e minutos revestidos com uma camada verde Superluminova® são complementados pelas funções de taquímetro, data e relógio, e o contrapeso do ponteiro dos segundos é imediatamente reconhecido com o “I” da Indian. O disco da data exibe “1901” no dia 19 do mês para lembrar a data de fundação da Indian Motorcycle®, que está gravada na parte de trás da caixa, juntamente com o logotipo da Indian Motorcycle®.
Os contadores do relógio projetados para lembrar o velocímetro também estão aparentes. Os contadores espiralados cinza opaco com preto vazados representam a tonalidade da pintura dos modelos Scout.
O Clifton Club Indian® Legend Tribute, edição Scout® apresenta uma pulseira de couro com uma tonalidade rica que reflete a cor marrom do assento do modelo Scout® e é feita pela famosa Horween Leather Company, com sede nos EUA, conhecida pela criação de pulseiras de pele de bezerro que desenvolvem propriedades e pátina ao longo do tempo.
CLIFTON CLUB INDIAN® LEGEND TRIBUTE, CHIEF® EDIÇÃO LIMITADA
Como na edição Scout, o relógio Clifton Club Indian® Legend Tribute, Chief® possui um movimento automático construído em uma caixa de aço inoxidável polido e acabamento acetinado de 44 mm de diâmetro com detalhes em ADLC.
Os indicadores rebitados juntamente com os ponteiros de horas e minutos revestidos com uma camada verde Superluminova® realçam o mostrador todo preto, cercado por uma escala taquimétrica para medições de velocidade.
Olhando o relógio mais de perto, é possível ver uma variedade de elementos característicos do design da Indian.
O ponteiro vermelho dos segundos do relógio apresenta o “I” da Indian que pode ser imediatamente reconhecido. O disco da data com a menção “1901” lembra a data de fundação da Indian Motorcycle®, que também está gravada na parte de trás da caixa, juntamente com o cocar do logotipo da Indian Motorcycle®.
O Clifton Club Indian® Legend Tribute, edição Chief® está equipado com uma pulseira de aço inoxidável polida e acabamento acetinado de 3 fileiras presa por um fecho dobrável com trava.
Cada um desses extraordinários relógios transcende o espírito icônico da Indian Motorcycle®, com um excelente design e trabalho artístico, que será apresentado dentro de uma caixa especial nas cores da Indian®.
Republicou isso em #DuMano #TMoto #FarolAlto #Motoesporte #Rota da Conquista #CTPSC.