Yamaha-MT07-PPIHC-2017-e-Yamaha-MT07-2017-Fotos-Yamaha
Rafael-Pasqualin-Yamaha-MT07-Foto-Marcel-Mano-Yamaha-Day

Rafael Paschoalin Yamaha MT07 Foto Marcel Mano Yamaha Day

A preparação do Coach e piloto Rafa tornou a Yamaha MT-07, ainda mais a mão, prazerosa e divertida.

Modelo Yamaha MT-07 exclusivo, semelhante a utilizada na prova centenária de subida da montanha – Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) 2016, nos Estados Unidos.

Foi necessário o convite da Yamaha, além de três voltas no circuito do Haras Tuiuti, para desvendar um pouco da máquina e antecipar o final de semana com um sorriso no rosto.

A Yamaha MT-07 se destaca pela leveza do conjunto e uma tocada bem legal de se levar ao limite, na pista, como aconteceu no início do mês de fevereiro no circuito do Haras Tuiuti, interior de São Paulo. Como parte de um evento promovido pela Yamaha Motor do Brasil.

Para ficar mais interessante essa “tocada” também torcemos o cabo da MT-07 Pikes Peak do coacher e piloto Yamaha Race Team Rafael Paschoalin, modelo customizado que foi preparada pelo piloto road race para a centenária corrida de subida da montanha, em Colorado Springs, nos Estados Unidos no ano passado.

A Bela – Ao olhar fica difícil crer no confortável posicionamento sobre o modelo diante da esportividade em sua condução. O posicionamento do guidão também não é excessivamente esportivo, deixando os braços nem totalmente esticados, mas também parcialmente flexionados.

Compacta e ágil, leve com rápidas mudanças de direções. Seu conjunto é todo compacto, o que também ajuda na agilidade, tornando as trocas de direção bem rápidas. Condição importante em situações de emergência e evasão aos riscos do trânsito urbano, principalmente nas grandes cidades.

Seu motor é um bicilindrico do tipo crossplane que desenvolve 74,8 cv – 75 cv, e entrega brutos 6,9 Kgfm, acoplado a um câmbio de seis velocidades suficiente para de maneira extrema – como na pista – exige certo cuidado nas saídas de curva.

Chassi leve, fino e compacto, o conjunto apresenta um desenho “Refined Dynamism”, de acordo com a filosofia da casa de Iwata – tipo de estrutura de “dois andares”, onde as porções superior e inferior da moto convivem em harmonia.

Dois discos de 282 mm na dianteira, e disco de 245 mm na traseira. Suspensão dianteira tipo simples sem possibilidade de regulagem, e monoamortecedor traseiro com link e ajustes de pré-carga.

A Fera – Em relação a MT-07 comercializada, Paschoalin buscou em sua Street Road obter mais potência trabalhando os dutos do cabeçote, ângulo de válvulas, taxa de compressão, enquadramento dos ângulos de válvulas, ainda foi modificado o corpo de borboleta e adotada de uma corneta, sem filtro. Reprogramada a ECU e adotado um escape full da Jeskap.

Rafael-Paschoalin-Peaks-Yamaha-MT07-PPIHC-2017-Foto-Marcel-Mano-Yamaha-Day

Rafael Pasqualin Yamaha MT07 PPIHC 2016 Foto Marcel Mano Superbike Brasil

Os discos de freios são Hell com adoção de pastilhas AP-Racing. A suspensão traseira é do tipo totalmente regulável com amortecedor Sachs, bem mais duras e com acerto mais esportivo.

mva_6345_800x533

Foto: divulgação Yamaha

A posição “te jogando” mais a frente – em razão das pedaleiras Bullet com os pés mais recuados e guidão do tipo bar, tem tudo haver com a tocada Street Road, harmoniosamente relacionado ao desempenho mais áspero do propulsor, também graças ao escapamento especialmente confeccionado.

Repórter Folha José Luis Leme, Rafa Paschoalin e Marcio C. Viana, Moto.com.br. Foto: Marcel Mano
Repórter do Estadão José António Leme, Rafa Paschoalin e Marcio C. Viana, Moto.com.br. Foto: Marcel Mano

Na pista, atrás do Rafa, pude observar ele contornando a curva; um leve drift – destracionar, com a saída da roda traseira do solo – alicatado o freio dianteiro – e não há mudança de trajetória. Fica claro não só o desempenho da máquina, mas também a da experiência desse neto e filho da tradição de motociclistas.

mva_6394_800x533Para ser sincero, e claro que mais que obvio, a Yamaha Pikes Pike do Rafa estava melhor preparada para a pista, mesma travada do Haras Tuiuti. Porém o modelo como sai de fabrica não decepcionou e entrega diversão e esportividade garantida nos deslocamentos diários e viagens de fim de semana.

Seu comportamento dinâmico transmite segurança e “ataque” de forma intuitiva, diversão para os deslocamentos diários e emoção e prazer para o passeio de fim de semana, além de curtas viagens.

Renato Castanho Yamaha MT-07 Foto Marcel Mano Yamaha Day

Renato Castanho Yamaha MT-07 Foto Marcel Mano Yamaha Day

Renato Castanho é produtor e cineasta especializado, e demonstrou predileção pelo modelo Yamaha MT-07, entre todos os modelos da linha Yamaha, comercializados no País.

Rafael-Paschoalin-Peaks-Yamaha-MT07-PPIHC-2016-Foto-Marcel-Mano-Yamaha-Day

Rafael Pasqualin Yamaha MT07 PPIHC 2016 Foto Marcel Mano Yamaha Day

A Yamaha MT-07 foi apresentada no Salão de Milão de 2013 e é comercializada no Brasil desde 2015. Atualmente é disponível em duas versões: uma com “freios ABS”; MT-07 ABS 2017 (R$ 31.690,00) e outra com o sistema de freios a disco convencional; MT-07 STD 2016 (R$ 27.490,00) .

Rafa Paschoalin, 34, se especializou em “corridas de rua” ou seja, competições fora de autódromo. Correu a North West 200, foi o primeiro piloto brasileiro no TT Isle of Man, primeiro brasileiro a participar do Pikes Peak International Hill Climb. Piloto oficial Yamaha conta com o patrocínio da Yamalube, Consórcio Nacional Yamaha, LS2, Metzeler, HEL e Pilotaggio, e apoio da RAD Racing School e DK Industries.

Pikes Peak International Hill Climb, centenária prova de subida de montanha que acontece todos os anos desde 1916 em Colorado Springs, Estados Unidos. Tradicionalmente, Pikes Peak (PPIHC) é uma das provas de Hill Climb mais importantes e empolgantes do Mundo.

abrolhos 2017