16/10/2014

Bosch downsizing ECU para motos em 2015

Por DuMano - TMoto Magazine -
ktm

KTM 1190 Adventure e Adventure R as primeira com o sistema MSC (KTM-BOSCH), com tecnologia inovadora que atua em conjunto com o C-ABS (Combined Antilock Braking) e o MTC (Motorcycle Traction Control).

A Bosch se prepara para lançar uma nova Unidade de Controle Elétrico (ECU), para motocicletas que pode se conectar ao smartphone via Bluetooth ou por meio de uma unidade de conectividade.

O novo sistema de gestão do motor permitirá que um smartphone possa ser utilizado como um dispositivo de leitura, oferecendo ao motociclista a oportunidade de ler e salvar informações sobre o consumo de combustível, ângulo de inclinação, velocidade e distância percorrida.

A nova ECU Bosch também pode ser utilizada como um sistema de imobilização remoto, cortando o sistema de injeção de combustível e parando o funcionamento do motor.

ecum

ECU atual, oriunda da tecnologia automotiva.

Desenvolvida especificamente para motocicletas, é cinco vezes menor do que a atual ECU Bosch, que atualmente é baseado na tecnologia dos carros.

ecu

Nova ECU Bosch para motocicletas.

A Bosch projetou o equipamento para ser pequeno, barato, robusto e versátil, incentivando os fabricantes de mercados emergentes a substituir, por um custo realista, o carburador por sistemas de Injeção Eletrônica. E alerta que se trata de uma tecnologia de ponta que pode ser aplicada em toda a linha, inclusive modelos maiores e de alta performance.

Uma vez instalado e calibrado para uma moto específica, a ECU é capaz de oferecer modos de pilotagem, controle de cruzeiro e integração com outras tecnologias como o Controle de Estabilidade de Motos (MSC), encontrado na última KTM 1190 Adventure. O sistema é capaz de configurar o motor de tal forma que ele possa a utilizado com etanol ou gasolina ou ambos.

A nova ECU Bosch entrará em produção até o final de 2015.