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POSTURA
Mantenha os pés nas pedaleiras e paralelos ao solo, a coluna ereta, os braços semiflexionados e as coxas encaixadas no tanque. Essa postura ajuda em desvios e também nas frenagens de emergência.
OBSTÁCULOS
Passar por cima de faixas brancas – como as de pedestres – ou tachões de ferro na pista pode causar desequilíbrio, principalmente se o piso estiver molhado.
SINAL VERMELHO
Nos semáforos, procure parar nas laterais ou pouco à frente de um veículo maior já estacionado. Caso isso não seja possível, confira nos retrovisores se os carros que vêm atrás estão freando.
DISTRIBUA OS FREIOS
Na maioria das motos, o uso dos freios deve ser feito com aplicação de 70% da força no dianteiro e 30% no traseiro, que atua como um leme.
CAMINHO DAS PEDRAS
Antever o traçado correto das curvas ajuda a ter uma condução menos cansativa e mais segura. O ideal é entrar mais aberto e fechar o ângulo no centro da curva, acelerando levemente na saída.
 
FIQUE VISÍVEL
Procure não trafegar por muito tempo nos pontos cegos dos carros. São áreas não alcançadas pelos retrovisores, como os espaços a partir da porta dianteira para trás.
UTILIZE O CORPO
O movimento em linha é a maneira mais simples e segura de contornar uma curva. A manobra consiste em inclinar o corpo e a cabeça junto com a moto, enquanto as pontas dos pés forçam a pedaleira no mesmo sentido.

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