Com a presença de representantes de todas as esferas governamentais, especialistas de mercado, em gestão de negócios e diversas autoridades e lideranças do setor automotivo, aconteceu, no final do mês de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista, o 31º Congresso & ExpoFENABRAVE.

Congresso FENABRAVE 2023 Marcel Mano Geraldo Alckmin

Antecedendo à solenidade de abertura do evento, em café da manhã com o presidente da FENABRAVE e Diretoria da entidade, o Presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, gravou vídeo por meio do qual destacou a importância da Distribuição de Veículos, representada pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. “É um setor que gera centenas de milhares de empregos e contribui para o crescimento da economia. Fiquei muito feliz com as medidas de estímulo ao setor. Foram mais de 26 mil veículos vendidos em um único dia, que atendiam aos critérios ambiental, social e industrial e seguiremos com a renovação de frota para caminhões e ônibus”.

Na Cerimônia de Abertura, Congresso & ExpoFENABRAVE 2023, Andreta Jr., participaram Tarcísio Gomes de Freitas, Governador do Estado de São Paulo; o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; Adrualdo de Lima Catão, Secretário Nacional de Trânsito (SENATRAN), que representou o Ministro dos Transportes, Renan Filho; Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; Cláudio Sahad, Presidente do SINDIPEÇAS e representante da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; e Paulo Henrique Noman, Presidente da ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, representando as instituições financeiras. O senador Veneziano Vital do Rêgo gravou mensagem em vídeo aos participantes.

O presidente da FENABRAVE, Andreta Jr., em seu discurso de abertura, lembrou da importância a capilaridade do Setor, que responde por mais de 5% do PIB e está presente em mais de mil municípios brasileiros, empregando, diretamente, 307 mil pessoas, e defendeu uma política de estímulo que seja benéfica para a economia, consumidores e empresas. “Precisamos de escala em todos os segmentos automotivos. Por isso, nos colocamos à disposição do governo para discutir medidas de crescimento com diminuição de impostos, mas sem perda de arrecadação tributária”, afirmou.

O presidente da FENABRAVE reforçou que as empresas precisam de previsibilidade e um plano de expansão de longo prazo, além de isonomia no setor. “Temos buscado a isonomia para o Setor, por meio do diálogo e transparência”, disse, lembrando que as Concessionárias de veículos arcam com uma divisão desigual de custos para que outros setores sejam agraciados com benefícios fiscais. “Isso não está certo e deve ser corrigido, pois estão em jogo milhares de empresas e empregos no Brasil.” Ele afirmou, ainda, que FENABRAVE e ANFAVEA estão trabalhando para finalizar a 2ª. Convenção de Categoria Econômica, após 40 anos de celebrada a primeira. “A 1ª Convenção foi realizada em 1983 e não foi atualizada desde então”, enfatizou Andreta Jr.

Andreta Jr. comentou, ainda, sobre a importância da implantação obrigatória do RENAVE- Registro Nacional de Veículos em Estoque, para usados, em todas as unidades da federação, o que já ocorre para veículos novos, garantindo maior segurança, transparência e economia a todos.

O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão lembrou que tem realizado esse trabalho conjunto com a FENABRAVE para a desburocratização das transações de veículos, com foco no aprimoramento e expansão do RENAVE para todos os estados brasileiros. “Nossas discussões com a FENABRAVE buscam ajustes finos, mas o caminho para a simplificação e desburocratização é a universalização do RENAVE. Por isso, gostaria de me comprometer com o Setor para que isso aconteça em todos os estados”.

Já o prefeito, Ricardo Nunes reafirmou a importância do setor na mobilidade da maior capital brasileira, destacando a inserção de novas tecnologias relacionadas à sustentabilidade e à segurança no trânsito. Segundo ele, modelos elétricos estão sendo introduzidos na frota de ônibus da capital, que aposta em semáforos inteligentes e faixas exclusivas, com o objetivo de reduzir o número de mortes nas vias. “Hoje, são cerca de 6,5 óbitos no trânsito a cada 100 mil habitantes. Queremos reduzir para 4,5 a cada 100 mil”, afirmou.

Encerrando os pronunciamentos, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, prometeu medidas para estimular a competitividade do Setor da Distribuição de Veículos, com foco na redução dos encargos do ICMS de usados e modernização do sistema fiscal paulista, lembrando que, desde que assumiu o governo, tem trabalhado em medidas para o combate à informalidade e desburocratização nas transações de veículos, como a possibilidade de transferência de titularidade sem a exigência de quitação do IPVA. “Vamos começar a discutir a diminuição paulatina do ICMS de veículos usados”, prometeu, citando um antigo pleito do setor automotivo.

O Governador também elogiou a proatividade da FENABRAVE e destacou que a entidade sempre procura o governo levando estudos e propondo discussões na busca de soluções para o setor. Enfatizou que a compra de um veículo faz parte dos objetivos da maioria dos brasileiros. Tarcísio de Freitas destacou, ainda, a importância do papel do Estado de São Paulo e do Setor na descarbonização da mobilidade no País, citando pesquisas sobre biometano e hidrogênio produzido a partir do etanol por entidades estaduais e privadas. “São Paulo deve ser protagonista no modelo de transição energética”, avaliou.

PATROCINADORES E EXPOSITORES

Neste ano, a maior feira comercial do Setor da Distribuição de Veículos, a ExpoFenabrave, que aconteceu simultaneamente ao Congresso, reuniu cerca de 150 marcas, que expuseram produtos e serviços em uma área de 20 mil m².

“A ExpoFenabrave foi uma grande oportunidade para os expositores apresentarem produtos e serviços para os tomadores de decisão das empresas do Setor da Distribuição de Veículos, ou seja, os Titulares e administradores das Concessionárias. Dessa forma, tivemos a presença de Associações de Marca, companhias de seguros, de tecnologia e sistemas, gestão de frotas, instituições financeiras, consultorias e demais empresas que fazem parte desse ambiente de negócios”, explica o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Além da feira comercial, a ExpoFenabrave também contou com as Arenas de Conteúdo, novidade lançada em 2022, com apresentações curtas sobre economia, mercado e gestão, por exemplo.

Entre os 18 talks realizados, passaram por estes espaços nomes como o do ex-Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, atual Diretor de Estratégia Econômica e Relações com o Mercado do Banco Safra, e Sant Clair de Castro Júnior, CEO da Mobiauto, além de convidados especiais do governo, ligados à SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito e ao MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O EVENTO CONTOU COM PATROCÍNIO MASTER DE:

B3, C6 BANK, ITAÚ, SAFRA FINANCEIRA E SANTANDER, ALÉM DOS PATROCINADORES OURO: BANCO HONDA, CONSÓRCIO YAMAHA E XP EMPRESAS.

https://linktr.ee/tmoto_by_marcel_mano
https://linktr.ee/tmoto_by_marcel_mano