Valentino Rossi na BMW M Motorsport
22/12/2022

Valentino Rossi : o mais novo piloto da BMW M MOTORSPORT em 2023.

Por DuMano - TMoto Magazine -

“Valentino Rossi dispensa apresentações. Como um dos motociclistas de maior sucesso de todos os tempos, ele fez história. Seus sucessos nas pistas e sua personalidade fizeram dele uma lenda viva”, disse Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport. “Mas Valentino provou que também é um excelente piloto nas quatro rodas. Ele mostrou que o automobilismo se tornou sua segunda casa no automobilismo e traz toda a sua paixão, habilidades e comprometimento para este novo capítulo de sua carreira. É fantástico que Valentino se junte à nossa família BMW M Motorsport como novo piloto oficial no próximo ano. Estamos ansiosos para trabalhar juntos – bem-vindos a bordo da Vale!”

Fanatec GT World Challenge Europe Powered by AWS – 4. Event, Hockenheim 2022 – Foto: Gruppe C Photography

“Estou muito orgulhoso de me tornar um piloto oficial da BMW M Works e é uma grande oportunidade”, disse Rossi. e estou muito feliz que a equipe WRT tenha escolhido a BMW M Motorsport como nova parceira. Já tive a chance de testar o BMW M4 GT3 duas vezes e a sensação com o carro é muito boa. Acho que poderemos ser competitivos na próxima temporada. Além disso, a BMW M Motorsport me deu a oportunidade de correr com dois pilotos muito fortes no próximo ano, Maxime Martin e Augusto Farfus. Ainda tenho muito a aprender e melhorar, mas espero estar à altura e rápido o suficiente para lutar durante os fins de semana de corrida.” 

Rossi celebrou o seu primeiro título mundial nas 125cc em 1997. Seguiu-se com o título nas 250cc dois anos depois. Ele foi promovido à categoria mais alta do Grande Prêmio da época em 2000, a classe 500cc, onde se sagrou campeão mundial em 2001. Esta categoria foi substituída pelo MotoGP no ano seguinte, e Rossi continuou sendo a medida de todas as coisas. Em 2005, ele havia adicionado mais quatro títulos do campeonato mundial à sua coleção, com os títulos número oito e nove seguintes em 2008 e 2009. Rossi continuou a lutar pelo título do campeonato mundial regularmente depois disso. ‘The Doctor’ também está há muito comprometido com o desenvolvimento dos jovens com sua VR46 Rider Academy – uma ‘escola’ que ajuda jovens pilotos italianos com o objetivo de trazê-los para a MotoGP.

Rossi também participou de testes em vários carros de corrida desde o início – incluindo uma Ferrari de Fórmula 1 e uma Mercedes. Também houve largadas no rali de Monza (ITA) em 2009, bem como duas corridas no Campeonato Mundial de Rali, uma em 2006 na Nova Zelândia e outra em 2009 no País de Gales. Em 2019, Rossi disputou uma prova de enduro em Abu Dhabi (EAU). Depois de se aposentar do motociclismo ativo após o final da temporada em 2021, Rossi embarcou em um novo capítulo do automobilismo. Ele disputou o GT World Challenge Europe com a equipe WRT na temporada de 2022.

O novo ano o verá competir naquela série de corridas e no clássico de resistência em Bathurst (AUS) ao lado de seus colegas pilotos da BMW M Maxime Martin (BEL) e Augusto Farfus (BRA). Seu status como motorista de fábrica também lhe dá muitas outras opções. Além de seus atuais compromissos fixos, Rossi poderá fazer mais corridas e testes em vários carros de corrida BMW M Motorsport. O piloto de 43 anos também terá a oportunidade de representar a BMW M Motorsport. Os detalhes serão anunciados em uma data posterior.