A equipe médica do Campeonato da FIM de MotoGP ™ e a equipe médica do Circuito Barcelona-Catalunya chegou ao local do acidente envolvendo o piloto Luis Salom, na curva 12 do Circuito da Catalunha, hoje durante a Moto2™ para encontrar Luis Salom em parada cardíaca.

medicalEnquanto no local, dada a gravidade de suas condições, eles decidiram pela intubação orotraqueal e iniciaram a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na via. Eles, então, adotaram a utilização de um colar cervical, introduziu duas linhas intravenosas e começaram as compressões torácicas.

À chegada ao local foi rapidamente estabelecido que Salom estava em parada cardíaca e foi imediatamente administrado medicamentos cardiopulmonares e hemodinamicamente para estabilizá-lo. Eles continuaram a RCP no solo por 18 minutos após o que, devido à condição de risco de vida de Salom, decidiu-se transportá-lo para o hospital por estrada em uma ambulância.

Durante a transferência de ambulância o tratamento foi continuado por mais 40 minutos, mas seus níveis de saturação de oxigênio tinha deteriorado.

A equipe médica, em seguida, prosseguiu com uma toracostomia agulha bilateral com o ar e aspiração de sangue. Durante a transferência  a UTI do Hospital Geral de Catalunya, foi mantida constantemente atualizada sobre a evolução da condição de Salom.

Salom chegou ao Hospital Geral às 16:10 horas e foi imediatamente levado para a sala de emergência, onde a equipe no local continuou o RCP e submetido a cirurgia para realizar uma laparotomia exploradora.

O paciente foi declarado morto às 16:55 horas. O tratamento na pista, o procedimento de evacuação por terra, o transporte para o Hospital Geral de Catalunya e o tratamento no hospital foi de alto padrão.

Dr. Angel Charte

MotoGP ™ Diretor Médico

medical2

Tags Moto2 , 2016 , GRAN PREMI MONSTER ENERGY de Catalunya , Luis Salom